quinta-feira, 29 de abril de 2010

Ateísmo é uma religião?

Muitas pessoas simplificam o conceito de ateísmo, ateísmo é a rejeição de uma afirmação : Deus existe.Ateus não necessariamente afirmam que Deus não existe.Apenas recusamos a afirmação de que ele existe.

Dizer que ateísmo é uma religião, é o mesmo que dizer que não colecionar selos é um hobby, ou que não fumar é um vício!

E além de tudo, como poderíamos desprovar a existência de Deus quando ele está "fora do universo" (se é que isso sequer existe), é como se eu, de mãos fechadas pedisse para que você provasse que eu não estou segurando uma bala nela, você não posso verificar, pois eu estou com as mãos fechadas.Então cabe a mim provar que eu estou segurando uma bala.

É a mesma coisa com Deus, as pessoa o colocam fora do universo, fora das leis do universo, intocável...Como podemos verificar?

"Você não pode provar que Deus não existe"

O fato é : VOCÊ NUNCA PRECISA PROVAR UMA NEGATIVA, O FARDO DA PROVA ESTÁ SEMPRE SOBRE AQUELE QUE FAZ A AFIRMAÇÃO.

Mas voltando ao ateísmo...Ateísmo não é uma religião.

No dicionário:

religião

s. f.

1. Culto prestado à divindade.

2. Por ext. Doutrina ou crença religiosa.

3. Fig. O que é considerado como um dever sagrado.

4. Reverência, respeito.

5. Escrúpulo.

6. Comunidade religiosa que segue a regra do seu fundador ou reformador.

ateísmo

s. m.

1. Doutrina dos ateus.

2. Descrença.

Mas antes que você comece a falar...DOUTRINA não necessariamente se refere a algo religioso, Doutrina é definida como os princípios fundamentais de uma crença, sistema ou ciência.

Mas a diferença entre a crença religiosa e a "crença" ateu é que ateus não tem uma "crença" realmente, nós não acreditamos, baseados em que Deus não existe, nós DESACREDITAMOS, recusamos a crença teísta, por falta de evidencias ou qualquer outra prova.

Então, não, ateísmo não é uma religião.

3 comentários:

  1. é certo que ateísmo não é uma religião.
    Mas se é verdade q os ateus não afirmam a não existência de Deus, pq então discutem sobre o assunto?

    ResponderExcluir
  2. O ateísmo nem deveria existir, é muito estúpido a gente ter que explicar o por que a gente não acredita em deus, isso era pra ser a coisa mais normal do mundo, assim como eu não acredito em coelho da páscoa e duendes, também não acredito em deus, é uma tão estúpida ter que dar motivos para dizer que não acredita em uma coisa que não existe, depois dizem que o ser humano é racional ainda. Bullshit.

    ResponderExcluir
  3. Nunca foi uma religião... já que a religião surgiu quando o homem tomou conhecimento da morte... e a partir daí começou a criar a idéia de uma suposta "vida após a morte" e de uma força superior que rege todos os fenômenos em nossa vida....

    Ateísmo é uma crença... mas não uma religião...

    Outra coisa não concordo com seu texto é que os ateus (a maioria pelo menos) não querem confirmar a não-existência de um Deus. Apenas não acreditam. Já que é algo que está além do nosso alcance do conhecimento por enquanto... ou que é algo tão obscuro que simplismente não temos meios de saber.

    Poderíamos ficar o dia inteiro conversando sobre Deus se ele existe ou não... mas vou parando por aqui...

    Fica na paz de Jah... hohoh

    ResponderExcluir